Ser professor de literatura brasileira no exterior: reflexões
em 12/12/2012

O programa Conexões Itaú Cultural prepara o livro, com título provisório, A Primeira Aula, inspirado em texto do professor do Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Princeton, Pedro Meira Monteiro, que será o editor do livro. No formato e-book, o livro agrupará diversos artigos com uma breve avaliação da experiência de ser (ou ter sido) professor “fora de casa”, isto é, fora de um ambiente em que, por princípio, professor e alunos dividem os mesmos pressupostos culturais e um cânon literário semelhante, e deverá ser lançado em outubro de 2013, durante a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha.

Os textos, primeiramente, devem ser publicados no blog do Conexões Itaú Cultural. Já temos dois: A primeira aula, o vazio e a literatura, de Pedro Meira Monteiro, e Pigeonhole: Ou Das Artes de se Inventar e Sentir “Estrangeiro”, da antropóloga, ensaísta e professora da USP, Lilia Moritz Schwarcz.

O assunto também foi tema de debate do V Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, ocorrido em São Paulo, no dia 22 de novembro de 2012:

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.