Ana Paula Maia em vídeo e em destaque na Argentina
em 16/02/2016

Autora tema de um dos debates no mais recente Encontro Conexões Itaú Cultural, a escritora e roteirista carioca Ana Paula Maia fala neste vídeo sobre como chegou aos universos da literatura e do cinema. Revela como se dá sua criação de personagens, conta sua trajetória e sua pesquisa da relação entre o homem e o trabalho, presente em quatro de seus cinco livros. Ao final, lê um trecho do livro De Gados e Homens. O vídeo integra a série Encontros de Interrogação, que apresenta depoimentos de autores brasileiros sobre sua vida e obra.

 

Nesta semana, Ana Paula Maia e a também brasileira Carol Bensimon foram citadas pelo jornal argentino La Nación entre oitro autores da atual literatura sulamericana a serem acompanhados de perto. O artigo assinado por Joaquín Sánchez Mariño traça um paralelo com a prática de festivais como o Festival de Cine Independiente de Buenos Aires (Bafici), que dedica uma seção sobre produções atuais a se prestar atenção.

 

Além das brasileiras são citados ainda no texto: Luis Chaves (Costa Rica), Valeria Luiselli (México), Maximiliano Barrientos (Bolívia), Diego Zúñiga (Chile), Jeremías Gamboa (Peru) e Margarita García Robayo (Colômbia). A lista não incluir escritoress argentinos por opção do autor. O artigo abriga um breve perfil e entrevista com cada um deles, tratando de suas obras, referências e como se vêem no contexto da América Latina.

 


Ana Paula Maia (foto de Marcelo Correa)

 

Saiba mais:


Outros depoimentos em vídeo com autores brasileiros: link.


Artigo completo no La Nación: link.


8º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural: link.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.