Leonardo Tonus e a literatura brasileira na França
em 21/06/2010

Nos vídeos deste post você acompanha uma conversa inédita com Leonardo Tonus, professor de literatura brasileira na Universidade de Paris IV. Na primeira parte da entrevista o professor descreve sua trajetória profissional desde a saída do Brasil rumo à França, a princípio como estudante de música e depois de literatura francesa, para afinal desembarcar no interesse pela pesquisa de literatura brasileira.

O envolvimento crescente do estudante francês com a língua, cultura e literatura brasileira é o tema de que fala Leonardo Tonus neste vídeo.

Na França, não é exclusivo dos estudantes o interesse pela literatura brasileira, que atinge igualmente escritores e tradutores – diz o professor neste vídeo, citando ainda a existência de bibliotecas francesas especializadas em nossa literatura e na de Portugal.

Em um segundo momento, Tonus reflete sobre sua própria condição de expatriado a partir de seu atual tema de pesquisa, a presença do imigrante na literatura brasileira.

Qual o perfil do estudante que pesquisa literatura brasileira na França? Os interesses e objetivos deste pesquisador em formação são as questões de que trata Leonardo Tonus neste vídeo.

Para Tonus, a falta de apoio das instituições governamentais do Brasil é a maior dificuldade que enfrenta o pesquisador de literatura brasileira no exterior.

No mesmo vídeo, o professor propõe a criação de programas de intercâmbio entre estudantes, pesquisadores e instituições como tentativa de minimizar dificuldades no setor.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.