Literatura e Cinema Brasileiros Debatidos em Wiesbaden
em 14/10/2013

A Feira do Livro de Frankfurt terminou ontem, mas a caravana do Conexões Itaú Cultural pela Europa continua.

Entre hoje e amanhã (14 e 15 de outubro) acontece uma série de debates em Wiesbaden (próxima a Frankfurt – Alemanha), em que escritores e cineastas brasileiros se encontram com pesquisadores para debater o processo de criação de suas obras e as características da produção da literatura e do cinema brasileiros, principalmente produzidos nos últimos vinte anos.

O evento é idealizado e produzido pelo Itaú Cultural e Peter W. Schulze, da Johannes Gutenberg-Universität Mainz. Schulze, professor e pesquisador, é também mapeado pelo nosso banco de dados online.

Confira a programação e o descritivo das mesas:

14 de Outubro, 15h, Kino Caligari

 MESA 1 – Transposições intermediais (1) Das 15h às 16h

O diretor brasileiro Cao Guimarães conversa com o professor Peter W. Schulze sobre seu processo de criação e produção, tanto na direção quanto no roteiro, opções de linguagem e as condições de produção cinematográfica no Brasil.

 MESA 2 – Relocações da brasilidade / Brasil fora do Brasil (1) Das 16h às 16h45

Luiz Ruffato, escritor, e João Cezar de Castro Rocha, professor, ensaísta e consultor do Conexões Itaú Cultural, discutem suas ideias sobre a interculturalidade e a globalização da literatura brasileira. Com mediação do jornalista Claudiney José Ferreira.

 Leitura Das 17h30 às 18h30

Os escritores Beatriz Bracher e Luiz Ruffato lêem trechos de suas obras e comentam sobre o processo de produção literária. Com mediação de Peter W. Schulze.

 Sessão de Cinema no Kino Caligari Às 20h30

Exibição do filme O Invasor, de Beto Brant (com a presença do diretor, fala 30 min após filme)

15 de Outubro, 15h, Kino Caligari

 MESA 3 – Transposições intermediais (2) Das 15h15 às 16h

Beto Brant, diretor e roteirista, e o escritor e roteirista de cinema e tv Marçal Aquino revelam o processo de escolha de linguagem e produção dos vários filmes que realizaram juntos e tratam das transposição de textos literários para o cinema. Com mediação do jornalista Claudiney Ferreira.

 MESA 4 – Relocações da brasilidade / Brasil fora do Brasil (2) Das 16h às 16h45

A escritora Carola Saavedra reflete sobre cinema e literatura brasileira contemporânea em frente à crescente globalização de produções culturais e sobre as novas tendências de representar um Brasil fora do Brasil. Com mediação de Peter W. Schulze.

Leitura Das 17h30 às 18h30

Os escritores Carola Saavedra e Marçal Aquino lêem suas obras e comentam sobre o processo de produção literária. Com mediação de Claudiney Ferreira.

 Sessão de Cinema no Kino Caligari Às 20h30

Exibição do filme Ex Isto, de Cao Guimarães (com a presença do diretor, fala 30 min após filme)

No dia 17 a caravana segue para Viena e prosseguirá com o debate.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.