Jornal Alemão Destaca Políticas Culturais do Brasil
em 02/10/2013

O jornal alemão Neue Zürcher Zeitung avalia positivamente as políticas de fomento à leitura e à produção literária que vêm sendo desenvolvidas no Brasil. Sendo o convidado de honra para a Feira do Livro de Frankfurt (09-13 de outubro), o país ganha visibilidade no cenário cultural internacional.

artigo destaca a Fundação Biblioteca Nacional – uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior biblioteca da América Latina – como um dos organismos responsáveis pela presença massiva de produtos e profissionais brasileiros na Feira. São 100 editoras, 92 escritores e 270 novas publicações em diferentes idiomas que estarão presentes no evento, além de músicos, dançarinos, atores e artistas plásticos. A programação, pautada pela valorização de uma arte brasileira mais cosmopolita, reúne uma ampla e cuidadosa seleção nas mais diversas categorias artísticas e culturais. O Museu de Arte Moderna de Frankfurt, por exemplo, abriga de 28 de setembro a 12 de janeiro de 2014 a maior retrospectiva Hélio Oiticica já realizada na Alemanha.

No artigo do Neue Zürcher Zeitung há também menção ao Programa Nacional do Livro Didático, originário do MEC, à Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, à Câmera Brasileira do Livro (CBL) que é responsável pela Bienal Internacional de São Paulo e pelo Prêmio Jabuti, à FLIP e a muitas outras iniciativas nacionais atuantes na difusão da literatura. O trabalho de pesquisa do Itaú Cultural é destacado no texto como “a principal instituição para a promoção da cultura brasileira em casa e no exterior”.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.