Drummond e Amado: destaques no Ciberescrituras
em 29/08/2011

A jornalista Isabel Coutinho publicou hoje em seu blog um breve artigo sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade. O texto, originalmente publicado em sua coluna no caderno P2, do jornal português Público, em 18 de agosto, noticia a publicação de um livro inédito e de uma nova antologia em inglês, que entrarão na bibliografia de Drummond em 2012. O ano em que se comemoram os 110 anos do nascimento e os 25 anos da morte do poeta será saudado com duas comemorações editoriais – no Brasil, a Cosac Naify prepara a edição de um livro inédito de poemas, Os 25 Poemas da Triste Alegria (sua primeira obra, renegada pelo autor), e a norte-americana Farrar, Strauss and Giroux lança uma antologia com organização e tradução de Richard Zenith, especialista em Fernando Pessoa que vive há 24 anos em Portugal. Além das novidades editoriais, Drummond é o homenageado da FLIP 2012.

A outra presença brasileira no blog da jornalista portuguesa é o escritor Jorge Amado. Em 2012, comemora-se o centenário de nascimento do escritor baiano, que terá sua correspondência com Zélia Gattai publicada no volume Jorge & Zélia, pela Companhia das Letras. A editora também se prepara para lançar uma versão ilustrada das memórias do autor, Navegação de Cabotagem (1992), com fotografias da artista suíça Hildegard Rosenthal. E ainda será publicado o primeiro volume do Catálogo Fotográfico de Zélia Gattai – A Casa do Rio Vermelho, com mais de mil fotografias do escritor e família em Salvador. Em Portugal, a Dom Quixote publicará novas edições de alguns de seus livros.

Outros lançamentos ocorrem fora do mundo das letras. O filme Capitães de Areia, escrito e dirigido por Cecília Amado, neta do autor, baseado na obra homônima, de 1937, estreia no Festival do Rio, em outubro de 2012, mês no qual também entra em circuito comercial. A exposição Jorge, Amado e Universal é inaugurada em março no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, onde permanece até julho, e de onde parte para o Museu de Arte Moderna de Salvador, passando ainda por Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e três países estrangeiros, ainda não divulgados. Além disso, Jorge Amado é o próximo tema da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense, e também será homenageado no carnaval de Salvador.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.