Pesquisadora espanhola comenta os processos de internacionalização da literatura brasileira
em 03/04/2013

Em artigo publicado no site Estudos Lusófonos, “Processos atuais de internacionalização da literatura brasileira”, a pesquisadora Carmen Villarino Pardo, da Universidade de Santiago de Compostela, comenta algumas das mais recentes estratégias adotadas em prol da circulação da produção literária nacional no exterior.

Entre as iniciativas citadas pela pesquisadora – mapeada pelo programa Conexões Itaú Cultural – estão o convênio Brazilian Publishers, assinado em 2008 pela Câmara Brasileira do Livro e a Agência de Exportação do Brasil, e o edital do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros, lançado durante a Festa Literária de Paraty de 2011.

Além das políticas públicas, a autora ainda aborda as oportunidades representadas pela participação do país em eventos internacionais, como a Feira do Livro de Frankfurt de 2013 e a Feira do Livro Infantil de Bolonha de 2014, que têm o Brasil como convidado de honra.

Assista ao depoimento dado pela pesquisadora durante o I Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, em dezembro de 2008, no Itaú Cultural:

Parte 1

Parte 2

Parte 3

 

Mais sobre Carmen Villarino:
Carmen Villarino: literatura entre Brasil, Galícia e África
Repercussões de um Mapeamento
Antologia de Contos Brasileiros Lançada na Galiza – em Português do Brasil
IV Encontro Internacional do Conexões Itaú Cultural será na Galiza, Espanha

 

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.