Brown University terá nova diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros
em 28/06/2018

A professora doutora Leila Lehnen assume em julho o posto de Professora Associada de Estudos Portugueses e Brasileiros da Brown University, nos Estados Unidos. Leila substituirá o professor Nelson Vieira, que se aposenta em 30 de junho de 2018, após 49 anos no corpo docente da universidade. Pelos próximos três anos, a professora também será a diretora do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, primeiro departamento dedicado a estudos dessas línguas em universidades dos Estados Unidos, criado em 1991 com a participação de Vieira.

 

Leila Lehnen no Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural  2009

 

O processo de seleção, que se iniciou em junho do ano passado, quando a vaga foi anunciada e o concurso aberto internacionalmente, foi coordenado pelo Professor Dr. Luiz Fernando Valente, Professor Titular de Estudos Portugueses e Brasileiros e de Literatura Comparada, e ex-diretor do Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros. Todos os professores do departamento participaram da avaliação das credenciais dos candidatos. Um comitê formado por quatro professores, sob a coordenação de Valente, entrevistou os oito semifinalistas por meio de video-conferência, em outubro de 2017. Três finalistas foram selecionados para visitas de dois dias à universidade no mês seguinte, durante os quais proferiram uma conferência pública e participaram de reuniões com professores, decanos e estudantes de pós-graduação. Em dezembro, o departamento recomendou a contratação da professora Leila Lehnen.

 

Mapeada pelo Conexões Itaú Cultural, Leila esteve no encontro internacional promovido pelo programa em 2009, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já Nelson Vieira, também mapeado, participou da edição 2016 do encontro, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo. Nos dois casos, os professores gravaram depoimentos em vídeo sobre suas trajetórias, que podem ser assistidos a seguir.

 


Assista a entrevista completa no site do Itaú Cultural.

 

 

Acesse o banco de dados online do Conexões Itaú Cultural.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.