CILAVS – Um Museu Virtual Sobre América Latina
em 16/03/2009

Jans Anderman, professor do Birkbeck College nos transmite informações sobre o centro de pesquisas de sua instituição na área da literatura e artes latinoamericanas. O CILAVS (Centre for Iberian and Latin American Visual Studies)  fundado há cerca de dois anos, transforma-se rapidamente em local de referência da cultura visual latino americana – aí incluindo artes plásticas, cinema e outras manifestações artísticas correlatas.

O ambiente virtual transforma-se cada vez mais em instrumento de pesquisa e referência para as artes.

O CILAVS criou um entorno na Internet com o propósito de articular os os recursos e as pesquisas que se estao realizando na Grã Bretanha sobre estes temas. O ambiente virtual está integrado tanto pelo site no CILAVS – http://www.bbk.ac.uk/cilavs – quanto por um museu virtual – http://www.bbk.ac.uk/ibamuseum. Jans Anderman, seu diretor, participou do I Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, em dezembro de 2008.

O Iberoamerican Museum of Visual Culture on the Web tem atualmente dois eixos interessantes. O primeiro é a exposicao virtual Relics and Selves: Iconographies of the National in Argentina, Brazil and Chile – um projeto-piloto que tenta experimentar com formas interativas de apresentação de arquivos visuais e textuais e estudos criticos. Em segundo lugar, na seção Resources o site apresenta um inventario dos repositórios de fontes visuais latino-americanas no Reino Unido. Este projeto tem menos de um ano de existência, mas já cadastrou catálogos e instituições. Entre as fontes citadas estão as Enciclopédias Virtuais do Itaú Cultural http://www.itaucultural.org.br/.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.