A Literatura Brasileira no Festival Internacional Europalia
em 07/11/2011

A programação francesa do Festival Internacional Europalia, ocorrida na Sorbonne Nouvelle, Paris, nos dias 03 e 04 de novembro, propôs um amplo debate sob o título “Interpretações Literárias do Brasil Moderno e Contemporâneo”, e contou com a participação de alguns mapeados de Conexões Itaú Cultural. O festival tem curadoria de Flora Süssekind (Fundação Casa de Rui Barbosa/UNIRIO), e para esta etapa contou com a coordenação de Vera Lins (UFRJ) e Jacqueline Penjon (Sorbonne Nouvelle-Paris 3)

A programação dividiu-se em cinco debates. As mesas “Crítica e contemporaneidade”, coordenada por Jacqueline Penjon, com as participações de Beatriz Resende (UFRJ), Maria José Lemos (UERJ) e Flora Süssekind; “A poesia contemporânea”, coordenada por Flora Süssekind, e com participações do mapeado Michel Riaudel (Université de Poitiers), e das professoras Vera Lins (UFRJ) e Célia Pedrosa (UFF); “Fontes da prosa moderna”, coordenada por Flora Süssekind e com participações dos mapeados Marta Peixoto (University of New York), Friedrich Frosch (Universidade de Viena) e Ettore Finazzi-Agró (Universidade de Roma La Sapienza), e da professora Luciana Hidalgo (UERJ/CAPES- CREPAL); “Literatura e pensamento social”, coordenada por Vera Lins, e com participações de Francisco Foot Hardman (UNICAMP), Jacqueline Penjon e Claudia Poncioni (Sorbonne – Nouvelle Paris3); e “A poesia brasileira: do moderno ao contemporâneo”, coordenada por Jacqueline Penjon e com participações de Ítalo Moriconi (UERJ), Inês Oseki Depré (Universidade de Provença) e Sandra Raguenet (Universidade de Provença).

Houve ainda apresentações de autores contemporâneos, com leituras realizadas pelo poeta Age de Carvalho e o escritor Sérgio Sant’anna.

O europalia.brasil acontece entre os dias 04 de outubro de 2011 e 15 de janeiro de 2012, e tem como tema a diversidade cultural brasileira. A programação inclui conferências e espetáculos de teatro, música, dança, circo, artes visuais e literatura.

O leitor pode conhecer melhor o trabalho dos mapeados através dos vídeos disponíveis na aba lateral direita do site. Confira a entrevista do pesquisador Michel Riaudel, que participa do Festival Europalia.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.