Obra de Machado de Assis e Clarice Lispector na Rádio France Culture
em 22/06/2017

A difusão das obras do Bruxo do Cosme Velho na França tem recebido no exterior um bom impulso nos últimos anos. Um dos responsáveis pela visibilidade internacional do escritor é o professor Saulo Neiva, que ensina na Université Clermont Auvergne, onde dirige um Centro de Estudos sobre Literatura e Sociopoética. Por ocasião da homenagem do Brasil no Salon du Livre de Livro de Paris, em 2015, Neiva preparou uma excelente exposição sobre Machado, apresentado na sede da UNESCO. É também o responsável pela organização e tradução de uma coletânea de contos bilíngue, Várias historias/ Histoires diverses (éd. Classiques Garnier 2015) e mapeado pelo Conexões Itaú Cultural.


De 19 a 22 de junho de 2017, a Radio France Culture promoveu uma Semana do Brasil, com apresentação de programas sobre autores brasileiros. Dois desses programas foram sobre Machado de Assis, nos quais Neiva discorre sobre vários aspectos biográficos e literários do escritor. Clarice Lispector também foi homenageada na mesma semana, em outros dois programas.


Acesse os links para os programas da La Compagnie des auteurs produzidos Matthieu Garrigou-Lagrange, transmitidos de segunda a quinta, das 15 às 16 horas na Radio France Culture, em Paris:


- Machado de Assis: programa 1 / programa 2


- Clarice Lispector: programa 1 / programa 2


Outros posts sobre o professor Saulo Neiva


Mais sobre o mapeamento do Conexões Itaú Cultural


por Felipe Lindoso

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.