Tese sobre a produção de Hilda Hilst é premiada na Espanha
em 30/07/2012

Alva Martínez Teixeiro, espanhola que é professora e pesquisadora em Portugal, recebeu este ano o Prémio Extraordinário de Doutoramento da Universidade da Coruña para o período 2009-2011, por sua tese de doutoramento: A Obra Literária de Hilda Hilst e a Categoria do Obsceno (Entre a Convenção e a Transgressão: o Erótico-Pornográfico, o Social e o Espiritual) com Menção Doutor Europeu, defendida em 2010 na Universidade da Coruña.

A tese trata a produção literária da escritora brasileira Hilda Hilst (1930-2004) nos parâmetros da convenção histórica e a transgressão contemporânea, ao relacioná-la com a literatura de inspiração obscena, utilizando o termo obsceno como um adjetivo valorativo para ponderar os verdadeiros significados e a profundidade desta obra.

Aplica-se o conceito de obscenidade como chave interpretativa do conjunto de todos os textos que convergem por volta da constatação do valor crítico que esta categoria atinge na escrita da autora.

Para isso, parte-se de três hipóteses de exploração do conceito de obscenidade na literatura hilstiana: a filiação terrestre, social e divina a respeito do humano, demonstrando que estes vínculos revelam um retrato distópico da humanidade, pelo seu distanciamento do cartesianismo ocidental e pelo seu ceticismo com relação ao sentido da existência.

O universo literário construído por Hilst revela-se como testemunho da utilização simplista da categoria do obsceno na contemporaneidade. Este valor literário da dissonância, unido à conceitualização da obscenidade, são as chaves para, com base na evolução e não na ruptura, reinterpretar a totalidade da obra de Hilst.

Teixeiro integra a lista de mapeados pelo Conexões Itaú Cultural pelo trabalho com Literatura brasileira no exterior. Para saber mais sobre os mapeados, visite o banco de dados do blog.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.