Transmissão – Literatura Brasileira Contemporânea: Contextos de Recepção
em 09/11/2017

A partir das 18h (horário de Brasília), o Itaú Cultural transmite ao vivo o segundo debate de hoje do 10° Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural.


Analisando informações do novo Banco de Dados On-line do Conexões Itaú Cultural, é possível constatar que pesquisadores, professores e tradutores estrangeiros que trabalham com a literatura brasileira privilegiam obras escritas a partir da década de 1950, com ênfase na produção da década de 1980 e posterior.


O debate Literatura Brasileira Contemporânea: Contextos de Recepção analisa várias facetas dessa conjuntura, como as diferenças regionais de recepção e o papel das universidades. Com a participação dos professores de literatura brasileira Ana Amália Alves (Faculdade Sesi-SP), Giorgio de Marchis (Universidade de Roma III, Itália) e Saulo Neiva (Universidade Clermont Auvergne, França).


Todos os debates do evento estão sendo transmitidos gratuitamente on-line, confira a programação completa, que vai até sexta, 10 de novembro.



Ana Amália Alves é professora de literatura brasileira e gêneros acadêmicos em língua portuguesa na Faculdade Sesi-SP de Educação. No mestrado, pesquisou a recepção da escritora Clarice Lispector no ambiente acadêmico britânico.



Giorgio de Marchis é doutor em iberística pela Universidade de Bolonha e professor de literatura portuguesa e brasileira na Universidade de Roma III, ambas na Itália.



Saulo Neiva é professor de literatura portuguesa e brasileira na Universidade Clermont Auvergne, na França. Realizou trabalhos editoriais, curatoriais e pedagógicos em torno da obra de Machado de Assis.

 Rita Palmeira é doutora em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em teoria literária pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É pesquisadora do Conexões Itaú Cultural.


Literatura Brasileira Contemporânea: Contextos de Recepção | 10º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural

com Ana Amália Alves, Giorgio de Marchis e Saulo Neiva

mediação Rita Palmeira

quinta 9 de novembro de 2017

às 18h (horário de Brasília)

[duração aproximada: 90 minutos]

 


Leia mais sobre o evento e acompanhe a transmissão.

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.