Transmissão – Traduzir o Intraduzível: com Paulo Lins e Alison Entrekin
em 09/11/2017

A partir das 16h (horário de Brasília), o Itaú Cultural transmite ao vivo o debate que abre o segundo dia do 10° Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural.


Certas obras apresentam uma tradução especialmente difícil. É o caso de Cidade de Deus, de Paulo Lins. O autor debate sobre essas dificuldades com a tradutora da versão em inglês da obra, Alison Entrekin, que atualmente prepara uma tradução para o inglês de Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, com o apoio do Itaú Cultural.


Todos os debates do evento estão sendo transmitidos gratuitamente on-line, confira a programação completa, que vai até sexta, 10 de novembro.


Paulo Lins (divulgação)

Paulo Lins (divulgação)


Paulo Lins é poeta, romancista, roteirista de cinema e televisão e professor licenciado em língua portuguesa e brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autor dos romances Cidade de Deus e Desde que o Samba é Samba e de livros de poemas com Sob o Sol e Era Uma Vez. Entre seus trabalhos para audiovisual estão roteiros para a série televisiva Cidade dos Homens (coproduzida pela O2 Filmes e Rede Globo).


A tradutora australiana Alison Entrekin


Alison Entrekin é tradutora literária australiana radicada no Brasil. Além de livros de Paulo Lins, traduziu Clarice Lispector, Chico Buarque, Adriana Lisboa, Cristovão Tezza, Eva Furnari e Daniel Galera, entre outros. Escreve uma coluna mensal sobre tradução na revista Pessoa e atualmente prepara numa nova tradução para o inglês de Grande Sertão: Veredas, do João Guimarães Rosa, com apoio do Itaú Cultural.


O mediador, o antropólogo Felipe Lindoso


Felipe Lindoso é jornalista, tradutor e editor. Consultor do Conexões Itaú Cultural desde o início do programa. Publicou O Brasil Pode Ser um País de Leitores? Política para a Cultura, Política para o Livro (2004) e mantém o blog O Xis do Problema, sobre questões do mercado editorial.


Traduzir o Intraduzível | 10º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural
com Paulo Lins e Alison Entrekin
mediação Felipe Lindoso
quinta 9 de novembro de 2017
às 16h (horário de Brasília)
[duração aproximada: 90 minutos]


Leia mais sobre o evento e acompanhe a transmissão.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.