Victor K. Mendes – As universidades e o apoio à tradução são fundamentais.
em 23/04/2009

Victor K. Mendes é professor de teoria literária e literaturas luso-afro-brasileira na Universidade de Massachusets- Dartmouth. Aliado à sua condição de professor, Victor Mendes é também o editor de uma coleção de ensaios, a “Adamastor Book Series”, onde já publicou importantes trabalhos e coletâneas de ensaios sobre literatura brasileira nos Estados Unidos.
A condição de nascido em Portugal, trabalhar nos Estados Unidos como professor na área das literaturas lusófonas e também ser editor proporciona a Victor Mendes uma percepção muito ampla dos problemas enfrentados na divulgação da literatura brasileira nos dois países.
Participante do I Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, o professor Mendes aborda esses vários assuntos na entrevista que nos deu quando de sua estada em S. Paulo.

A presença e o interesse pela literatura brasileira em Portugal, o papel dos meios de comunicação de massas na difusão naquele país de formas brasileiras de falar são os temas do primeiro segmento da entrevista de Victor K. Mendes.

Seu papel como editor e as questões relacionadas com a formação de uma rede de tradutores qualificados do português para o inglês são abordados no segundo segmento da entrevista de Victor K. Mendes.

O tema do terceiro segmento da entrevista de Victor K. Mendes é o papel das universidades na difusão da literatura brasileira nos Estados Unidos.

O último segmento da entrevista de Victor K. Mendes trata da questão das políticas de apoio à tradução da literatura brasileira.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.