3º Seminário da Comissão para Promoção de Conteúdo da Língua Portuguesa (CPCLP) acontece nos dias 21 e 22 de novembro
em 30/10/2019

 

 

Nos dias 21 e 22 de novembro, acontece o 3º Seminário da Comissão para Promoção de Conteúdo da Língua Portuguesa (CPCLP), uma realização da Câmara Brasileira do Livro, com o apoio do Sesc São Paulo, da Universidade de São Paulo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo e do Instituto Camões.

 

 

Nesta edição, o evento terá o tema “Aprender em Língua Portuguesa”, destacando o educar em português nos países e nas comunidades que adotam a língua.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

21/11 – Quinta-feira

 

 

10h às 11h – Abertura

 

 

11h às 12h – Palestra: Literaturas em língua portuguesa na África: pontos para um debate. Com Rita Chaves, professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

 

 

 

13h30 às 15h – Comunicação 1 – A literatura dos países africanos de língua portuguesa: ensino, debates e perspectivas (Eixo Literatura)

A partir de um recorte que contempla momentos fundamentais da produção contemporânea africana em língua portuguesa, propõe-se pensar os cruzamentos entre identidades regionais e nacionais, representação ficcional e educação nas obras escolhidas.

 

Comunicação 2 – Contemporaneidade e educação na comunicação (Eixo Comunicação)

Cada vez mais, novas tecnologias fazem parte dos processos de ensino e aprendizagem em sala de aula. As pesquisas propostas pensam os desafios da educação no século XXI através de um diálogo interdisciplinar entre Comunicação, Pedagogia e Letras.

 

 

15h às 16h30 – Comunicação 3 – Estruturas narrativas em prosa e poesia (Eixo Literatura)

Entre o modernismo e a contemporaneidade, os trabalhos pensam estratégias de construção de narratividade na literatura brasileira e portuguesa.

 

Comunicação 4 – Práticas de leitura em sala de aula I (Eixo Educação)

A proposta da mesa consiste em debater diferentes competências na formação de leitores que estejam aptos a compreender e produzir textos de diferentes registros e domínios discursivos.

 

 

16h30 às 18h – Mesa literária

Encontro com Djaimilia Pereira de Almeida
Mediação: Cristhiano Aguiar

 

 

22/11 – Sexta-feira

 

 

10h às 11h30 – Mesa: Instituto Guimarães Rosa e Instituto Camões – convergências e linhas de ação. Com Alexandra Pinho, diretora do Instituto Camões CCP – Brasília, e Paula Alves de Souza, representante do Ministério das Relações Exteriores e Diretora do Departamento Cultural do Itamaraty.

Mediação: Francis Manzoni

 

 

11h30 às 13h – Comunicação 5 – Práticas de leitura em sala de aula II (Eixo Educação)

A proposta da mesa consiste em debater diferentes competências na formação de leitores que estejam aptos a compreender e produzir textos de diferentes registros e domínios discursivos.

 

 

Comunicação 6 – Literatura e identidades (Eixo Literatura) Identidade, negritude e representação literária perpassam as reflexões dessa mesa temática, que propõe pensar relevantes expressões literárias portuguesas e africanas de língua portuguesa.

 

 

14h30 às 16h – Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas

Bate-papo entre o organizador Benjamin Abdala Junior e a autora Elza Miné

 

 

16h às 17h30 – Comunicação 7 – A língua portuguesa em suas múltiplas realizações: processos migratórios, herança, interculturalidade (Eixo Educação)

As pesquisas acolhidas na presente mesa temática compartilham investigações sobre a língua portuguesa em contextos migratórios e globalizados, trazendo à tona a relevância política do debate político para a contemporaneidade.

 

 

Comunicação 8 – Linguagens na literatura contemporânea e moderna (Eixo Literatura) Entre gêneros ficcionais e gêneros não ficcionais, como a crônica e o ensaio, os trabalhos se propõem a pensar o entrecruzamento de linguagens em literaturas de expressão portuguesa.

 

 

17h30 às 19h – Mesa: prêmios e homenagens – o valor do reconhecimento literário

Mesa com os escritores Conceição Evaristo e Rafael Gallo

Mediação: Guilherme Sobota

 

 

Saiba mais

 

3º SEMINÁRIO DA CPCLP – A LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO, NA LITERATURA E NA COMUNICAÇÃO

 

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.