52 títulos publicados no exterior com apoio da Biblioteca Nacional
em 30/12/2014


Livros (foto por Chris)


O Centro Internacional do Livro (CIL) destaca em seu blog uma lista com livros recentemente publicados fora do país com apoio da Fundação Biblioteca Nacional (FBN). As 52 publicações se dividem em 18 diferentes idiomas e abrigam textos de 81 autores nacionais, como Adriana Lisboa, Clarice Lispector, Daniel Galera, Hilda Hilst, Lygia Bojunga, Machado de Assis e Moacyr Scliar, entre outros.

O CIL é parte integrante da FBN, vinculada ao Ministério da Cultura. O centro é responsável pela promoção do livro e da literatura do Brasil no exterior. Realiza diversas ações de estímulo à publicação e projetos para facilitar o acesso à produção nacional, entre os quais o Programa de Apoio à Tradução e à Publicação de Autores Brasileiros no Exterior e a Revista Machado de Assis, coeditada em parceria com o Itaú Cultural.

Os posts são ilustrados com as capas das edições estrangeiras e listam tanto o nome em português, como a tradução para cada idioma. Versões de títulos como ዶም ካዥሙሮ (versão do Dom Casmurro, de Machado de Assis, traduzido por Ermiyas Belay para a editora Hohe Publisher, da Etiópia) ou Vecniot sin (tradução de Dimitar Simonovsk para O filho eterno, de Cristóvão Tezza, publicação da editora Ikona, da Macedônia), entre outras.

Leia aqui a primeira parte da lista e a segunda neste outro post.


Foto por Chris , sob licença creative commons


 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.