A Primeira Aula em destaque na Folha
em 03/12/2015

A seção de Livros do Guia da Folha, da Folha de S.Paulo, destacou esta semana A Primeira Aula – Trânsitos da Literatura Brasileira no Estrangeiro, publicação disponibilizada gratuitamente online pelo Itaú Cultural, fruto do mapeamento realizado pelo Conexões.


O livro, organizado pelo prof. Pedro Meira Monteiro, da Universidade de Priceton, parte de perguntas básicas aos profissionais que difundem a literatura brasileira no exterior: O que um professor – brasileiro ou não – pensa e faz quando se vê pela primeira vez à frente de um grupo de estudantes “estrangeiros” para falar de literatura brasileira? Com base nela, naturalmente, outras questões apareceram. Quem é esse professor? Como ele planejou sua primeira aula? Quais são os desafios de abordar a produção literária de um país que não é o daqueles  estudantes – e em uma língua que, na maioria das vezes, lhes é estranha?


Na resenha, Roberto Alves destaca que “Ensaiar a convivência com o estranhamento e as descobertas que nas diversas situações ‘estrangeiras’ cercam nossas ideias de ‘literatura’ ou de ‘literatura brasileira’ pode repotencializar esse estudo, em tempos de generalizada ‘cursinhização’ do ensino ou ‘internetização’ do conhecimento”.



Leia o texto completo no site do Guia da Folha.




Além do próprio Monteiro, integram a lista de autores presentes no livro: Marília Librandi-Rocha, José Luis Passos, Lilia Moritz Schwarcz, João Cezar de Castro Rocha Michel Riaudel, John Gledson, José Miguel Wisnik, João Moreira Salles, Ettore Finazzi-Agrò, Peter W. Schulze, Florencia Garramuño, Gustavo Sorá, M. Carmen Villarino Pardo, Charles A. Perrone, Carola Saavedra, Roberto Vecchi e Vivaldo Andrade dos Santos.


Confira neste post os links para baixar o livro gratuitamente (em português, inglês e espanhol).


 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.