Augusto de Campos recebe Prêmio Pablo Neruda
em 25/06/2015

O poeta brasileiro Augusto de Campos foi homenageado com o Premio Iberoamericano de Poesía Pablo Neruda 2015, outorgado pelo Consejo Nacional de la Cultura y las Artes (CNCA) do Chile e a Fundación Pablo Neruda.


Foi o ministro da cultura chileno, Ernesto Ottone, quem deu a notícia diretamente ao autor, por telefone. Ottone destacou que a premiação ganhou características próprias em seus 12 anos de existência: “Hoje, o júri teve uma visão de consenso a de que o espaço ibero-americano é a língua espanhola, mas também o português, e esta é uma grande contribuição para o continente. Estamos felizes, porque se trata de um poeta que durante mais de 60 anos tem trabalhado para abrir campos em outras línguas e disciplinas artísticas”. Por sua vez, o poeta agradeceu o reconhecimento: “Sinto-me muito honrado por mim e meu trabalho lembrando. Estou muito grato por tudo o que representa para o Brasil e Chile para a experiência literária”.



Augusto de Campos participou do Jogo de Ideias na Balada Literária, em 2011 (foto: Rubens Chiri)


O Prêmio Pablo Neruda é anual e consiste em uma medalha, um diploma assinado pelo presidente da república e o ministro do CNCA do Chile, mais 60 mil dólares. A escolha do homenageado deste ano foi feita pelos escritores Silvia Guerra (Uruguai), Juan Manuel Roca (Colômbia), Oscar Hahn e Carmen Berenguer (ambos do Chile).


Leia o verbete sobre Augusto de Campos na Enciclopédia Itaú Cultural


Saiba mais sobre a premiação no site do Consejo Nacional de la Cultura y las Artes

 

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.