Biblioteca Nacional lança Edital de apoio à tradução de livros brasileiros – Prazo para inscrição termina dia 12 de junho
em 01/06/2009

A Fundação Biblioteca Nacional lançou edital convocando interessados para concorrer à Bolsa de Apoio à Tradução de livros de autores brasileiros.

O edital, que pode ser baixado neste local, prevê o pagamento de bolsa de apoio à tradução no valor total de Us$ 3.000 (três mil dólares americanos), em duas parcelas, a primeira na assinatura do contrato entre a FBN e a editora estrangeira e a segunda quando da entrega de um exemplar publicado da tradução.

A seleção contempla obras da área de Humanidades (obras dos seguintes gêneros literários: romance, conto, poesia, ensaio literário e ensaio social).

A seleção estará condicionada à disponibilidade orçamentária e financeira da Fundação Biblioteca Nacional e a seleção das inscrições no Programa de Apoio à Tradução de Autores Brasileiros será feita pelo Conselho Interdisciplinar de Pesquisa (CIP), que adotará como critérios de seleção:

a. Excelência do autor e do livro a ser traduzido;

b. Excelência do catálogo editorial da editora proponente;

c. Relevância estratégica do idioma a ser traduzido, para a promoção e divulgação da literatura brasileira.

A decisão do Conselho Interdisciplinar de Pesquisa é soberana, e não admite recurso.

O Edital não informa o valor dos recursos disponíveis – e portanto quantas bolsas poderão ser concedidas – nem quais os critérios de definição de “relevância estratégica” do idioma a ser traduzido. Também não explicita quais os critérios de definição da “excelência do autor e do livro” ou do catálogo editorial da editora proponente, supondo-se que o Conselho Interdisciplinar de Pesquisa os definirá ad hoc e soberanamente.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.