Carola Saavedra e Luiz Ruffato no XV Encontro da ABRALIC, na UERJ
em 12/09/2016

O programa Conexões Itaú Cultural realiza dois debates em parceria com a Associação Brasileira de Literatura Comparada, na próxima semana, na cidade do Rio de Janeiro. As ações, que têm entre os convidados os escritores Carola Saavedra e Luiz Ruffato, acontecem durante o XV Encontro da ABRALIC, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
A seguir, informações sobre os debates e os participantes. Para acessar e baixar a programação completa do encontro (de 19 e 23 de setembro), visite o site da ABRALIC, neste link. Outras informações na fanpage do evento.
22/09 (quinta)
17h – Conexões Itaú Cultural: Literatura Brasileira no Exterior
Luiz Rufatto, Laura Erber (UNIRIO) e Felipe Lindoso (Conexões Itaú Cultural)
Coordenação: Rita Palmeira (Conexões Itaú Cultural)
23/09 (sexta)
11h30 – Escrita & tradução: contrapontos
Godofredo de Oliveira Neto & Richard Roux
Carola Saavedra & Julia Tomasini
Coordenação: Johannes Kretcshmer (UFF)
Local: UERJ – Teatro Odylo Costa Filho – Rua São Francisco Xavier, 524 – Rio de Janeiro (RJ)

 

Conexões no XV Encontro da Abralic - programação
 

Carola Saavedra é escritora e tradutora. Selecionada pela revista Granta entre os vinte melhores jovens escritores brasileiros, ela é autora do livro de contos Do lado de fora (2005) e dos romances Toda terça (2007), Flores azuis (2008 | prêmio APCA de melhor romance), Paisagem com dromedário (2010) e O inventário das coisas ausentes(2014). Vive no Rio de Janeiro.
Felipe Lindoso é antropólogo, jornalista e editor. Foi consultor do Cerlalc (Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe) e atualmente se dedica ao desenvolvimento de projetos culturais, especialmente na área de literatura. É autor do livro O Brasil pode ser um país de leitores? e consultor do Conexões Itaú Cultural. Mantém ainda o blog www.oxisdoproblema.com.br, sobre o mercado editorial.
Godofredo de Oliveira Neto é professor da faculdade de letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de, entre outros livros, Amores exilados (2011), Menino oculto (2005) e Ana e a margem do rio (2002).
Johannes Kretschmer é professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, na Universidade Federal Fluminense. É tradutor de A filosofia do como se, de Hans Vaihinger (Argos, 2011), e realiza desde 2010 um programa de residência literária para escritores de língua alemã na UFF.
Julia Tomasini é tradutora e pesquisadora. Editora do blog Papeles Sueltos, dedicado à tradução da literatura brasileira contemporânea para o espanhol, é atualmente doutoranda na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É tradutora de contos e romances de autores contemporâneos brasileiros como Carola Saavedra, Laura Erber, Antônio Xerxenesky e Luisa Geisler.
Laura Erber é escritora e artista, professora do departamento de teoria do teatro e da pós-graduação em artes cênicas da UNIRIO.
Luiz Ruffato é autor de Eles eram muitos cavalos, Estive em Lisboa e lembrei de você e de Flores artificiais, entre outros. Seus livros, que receberam os prêmios APCA, Machado de Assis, Jabuti e Casa de las Americas, foram publicados na Itália, França, Portugal, Alemanha, Finlândia, Argentina, Colômbia, México, Cuba e Estados Unidos. Foi escritor residente na universidade de Berkeley (EUA). É colunista semanal do jornal El Pais – Brasil. Nascido em Cataguases (MG), mora em São Paulo.
Richard Roux é tradutor. É responsável por verter para o francês os romances Menino oculto e Amores exilados, de Godofredo de Oliveira Neto, e Hotel Brasil, de Frei Betto, entre outros.
Rita Palmeira é doutora em literatura brasileira pela USP e mestre em Teoria Literária pela Unicamp. Foi professora da Facamp (2001-2011) e professora temporária na USP (2012). É editora-assistente da Três Estrelas, selo de não ficção da Folha de S.Paulo e, desde 2008, pesquisadora do projeto Conexões Itaú Cultural: mapeamento da literatura brasileira no exterior.

 

Outros links

 

Carola Saavedra: vídeo / verbete.

 

Luiz Ruffato: vídeo (parte 1; parte 2; parte 3; parte 4; parte 5)/ verbete.

 

Júlia Tomasini: vídeo.

Outros vídeos do Conexões Itaú Cultural: link.

 

Outros vídeos com autores brasileiros na playlist do Encontros de Interrogação: link.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.