Clarice Lispector, destaque no México e no mundo
em 24/09/2015

Multiplica-se fora do Brasil o interesse da crítica e os estudos sobre Clarice Lispector.
Nesta semana, por exemplo, a autora é o destaque do 5º Coloquio Internacional de Literatura Hispanoamericana, no México. A longo dos três dias de evento (encerra nesta sexta, 25 de setembro), Clarice é tema de oito das 16 mesas, mais três conferências (uma por dia). Veja neste link a programação completa.

 

Quem nos chama a atenção para a ação é o escritor, ensaísta e professor Evando Nascimento (autor de Clarice Lispector – Uma Literatura Pensante). Além de participar nesta sexta do colóquio, via teleconferência, Nascimento vai integrar, na próxima semana, uma banca de doutorado em Paris, também sobre a escritora.

 


Clarice vem tendo boa visibilidade internacional recentemente, também por conta da publicação de The Complete Stories, versão em inglês de Contos Completos lançada em agosto nos Estados Unidos e Reino Unido, traduzida para o inglês por Katrina Dodson e editada por Benjamin Moser.
Nesta linha, uma entrevista com Moser sobre o bom destaque à autora dado por cadernos literários no mundo, ganhou espaço no jornal O Globo (e pode ser lida neste link).
Aqui no blog, já havíamos tratado de uma crítica ao livro publicada no New York Times, de autoria de Terrence Rafferty. Mas o mesmo jornal publicou mais recentemente um review de Larry Rother, que você pode acessar neste link.

 

Assista a entrevista de Benjamin Moser gravada na Flip 2010 para o Jogo de Ideias.

 

Leia outros posts sobre Clarice Lispector.

 

Confira o verbete sobre a autora na Enciclopédia Itaú Cultural.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.