Conexões e Itaú Cultural na Flip 2015
em 30/06/2015

A Festa Literária Internacional de Paraty acontece nesta semana, entre 1º e 5 de julho, e inclui uma série de ações resultantes de parceria entre Itaú Cultural, Itaú Unibanco e Casa Azul.


Começa na quarta, dia 1°, às 13h, antes mesmo da abertura oficial: a Casa de Cultura de Paraty recebe o escritor Marcelino Freire, a criadora das Jornadas de Passo Fundo Tânia Rösing e o antropólogo e consultor do ConexõesItaú Cultural Felipe Lindoso. Eles debatem a literatura brasileira fora dos eixos tradicionais no país, em encontro com a imprensa e profissionais do setor, com mediação do jornalista Claudiney Ferreira, gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural.


fala sobre as oficinas de criação literária que vem realizando em cidades distantes dos grandes centros no projeto Quebras (selecionado pelo programa Rumos Itaú Cultural). Felipe, que também éconsultor de políticas públicas para o livro e a leitura e editor, relaciona os eventos literários, festas e feiras de livros, indústria editorial e profissionalização de autores com foco nas cidades e regiões por onde Marcelino passou, com base em dados do Ministério da Cultura. E Tânia fala de sua experiência com a Jornada de Passo Fundo, projeto ligado à Universidade de Passo Fundo que ela liderou por 34 anos. 


quinta, dia 2, às 21h30, Do Angu ao Kaos é a mesa que reúne Marcelino Freire e o escritor, cantor e compositor Jorge Mautner. Uma apresentação de leituras e comentários de seus livros, com mediação de Claudiney Ferreira, na Tenda dos Autores.


Nas Noites de Cinema, de 2 a 4 de julho, o público pode conferir algumas das obras audiovisuais produzidas com o apoio do Itaú Cultural, na Casa de Cultura de Paraty: A Paixão de JL, de Carlos Nader (documentário centrado no diário em áudio mantido pelo artista Leonilson ao longo dos seus últimos três anos de vida); Vilanova Artigas: o Arquiteto e a Luz (documentário focado na trajetória do arquiteto João Batista Vilanova Artigas – tema também de exposição na sede do instituto); e os quatro episódios da minissérie de ficção A Vida Começa… 


E durante a Flip, um stand do Itaú Unibanco, em parceria com o Itaú Cultural, apresenta ao público um recorte da Coleção Brasiliana, um passeio virtual pela obra Panorama Capelain e pelo Palácio de Friburgo (também em exposição na sede do instituto em São Paulo, no Espaço Olavo Setubal – Coleção Brasiliana Itaú), tablets com acesso à Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira e monitores com depoimentos em vídeo gravados no evento Encontros de Interrogação, com os escritores: Joca Reiners Terron, Ivana Arruda Leite, Marçal Aquino, Ronaldo Correia de Brito, Lourenço Mutarelli, Milton Hatoum, Cíntia Moscovich, Micheliny Verunschk, Alice Ruiz, Antônio Cícero, Bruna Beber, Raimundo Carrero, Andréa del Fuego e Michel Laub.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Quarta, 1º, 13h30 às 15h

ENCONTRO COM A IMPRENSA: A LITERATURA BRASILEIRA FORA DOS EIXOS TRADICIONAIS

Debate com Tânia Rösing, Marcelino Freire e Felipe Lindoso

Casa da Cultura de Paraty

 

Quinta, 2, 21h30

DO ANGU AO KAOS

Mesa com Marcelino Freire e Jorge Mautner

Tenda dos Autores

 

Quinta, 2, 17h30 às 19h

NOITES DE CINEMA | A PAIXÃO DE JL

Casa da Cultura de Paraty

 

Sexta, 3, 18h às 19h

NOITES DE CINEMA | A VIDA COMEÇA…

Casa da Cultura de Paraty

 

Sábado, 4, 18h às 19h30

NOITES DE CINEMA | VILANOVA ARTIGAS: O ARQUITETO E A LUZ

Casa da Cultura de Paraty

 

 

Na Flip 2011, Marcelino Freire participou como convidado de Sérgio Vaz no espetáculo Palavras das Ruas, também produzido pelo Itaú Cultural. Confira abaixo o registro em vídeo.



Confira a playlist de vídeos com depoimentos de escritores no Encontros de Interrogação.


Leia mais sobre o Espaço Olavo Setubal – Coleção Brasiliana Itaú.
 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.