Conexões em Madison: Network é a palavra-chave
em 24/11/2009
Embaixador e Escritor João Almino, vice-Reitora Magdalena Hauner e Guido Podestá, Associate Dean, na inauguração do Brazilian Literary Networks

Ksenija Bilbija, Diretora do Centro de Estudos Latino Americanos, Embaixador e Escritor João Almino, vice-Reitora Magdalena Hauner, Guido Podestá, Associate Dean, e João Cezar de Castro Rocha na inauguração do Brazilian Literary Networks

O conceito de network, que é o espírito do programa Conexões Itaú Cultural – Mapeamento da Literatura Brasileira no Exterior, marcou a reunião de professores, pesquisadores e editores que aconteceu em Madison, nos Estados Unidos, nos dias19 a 21 de novembro passados.

A importância de que se estabeleçam linhas de cooperação entre os diferentes grupos de pesquisadores da literatura brasileira e o debate de questões como a tradução de autores brasileiros e sua publicação nos Estados Unidos foi uma das tônicas dominentes da reunião organizada pelos professores Severino de Albuquerque, da Universidade de Wisconsin-Madison e João Cezar de Castro Rocha, da Manchester University, e que é um dos consultores do projeto Conexões Itaú Cultural.

A presença de tradutores como Alison Entrekin, Elizabeth Jackson e Aileen El-Kadi, juntamente com os editores de publicações acadêmicas e da Dalkey Archive Press, especializada na tradução de literatura para o público norte-americano proporcionaram uma visão dos problemas práticos da divulgação da literatura brasileira no exterior.

John O’Brien e Rhett McNeil, da Dalkey Archive Press discorreram  sobre as condições de publicação de literatura traduzida. Ellen Sapega e Severino Albuquerque, editores da Luso Brazilian Review e Sheila Leary, diretora da University of Wisconsin Press contribuiram com o relato sobre as condições de produção das publicações universitárias.

O projeto Conexões Itaú Cultural foi apresentado pelo consultor Felipe Lindoso, que mostrou aos participantes vários dados extraídos do banco de dados do projeto. A demonstração da riqueza das informações contidas nos mais de cem questionários já integrados no projeto deixou claro para os participantes. Paloma Cells-Carbajal, responsável pela coleção da seção Ibero-Americana da Biblioteca Central da Universidade de Wisconsin informou que proporia que o projeto Conexões Itaú Cultural fosse tema do seminário para aquisição de materiais da International Association of Latin-Americanist Academic Librarians, que se reunirá ano que vem na Brown University, pela riqueza dos materiais que já apresenta.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.