Revista belga Marginales publica autores brasileiros
em 02/11/2011

 

Editada em Bruxelas, a última edição da revista literária Marginales (outono de 2011, ano LXV, nº 280), apresenta traduções para o francês de textos de três escritores brasileiros convidados para o Festival Internacional Europalia: João Almino (fragmentos de Cidade Livre), Beatriz Bracher (fragmento de romance em progresso) e Silviano Santiago (texto inédito intitulado “La découverte de l’Amazone”).

Marginales existe desde 1945, e possui quatro edições por ano. A revista se propõe a pensar literatura como um meio através do qual pode-se interpretar a contemporaneidade, daí que a cada número cerca de 20 autores sejam convidados a escrever sobre temas sociopolíticos, traduzindo-os em contos, poemas ou diálogos teatrais.

O tema deste número é “The New Amazons”, por ocasião da edição do festival Europalia dedicada ao Brasil. Além das narrativas dos três autores brasileiros, a edição apresenta trabalhos de 20 escritores belgas francófonos.

Ainda por ocasião do europalia.brasil, serão publicadas duas antologias de poesia brasileira, em edições bilíngues (português-francês ou português-alemão) realizadas com apoio financeiro do Ministério da Cultura brasileiro. A seleção dos trabalhos é de Flora Süssekind, e as traduções de Patrick Quillier (para o francês) e Bart Vonck e Harrie Lemmens (para o alemão).

Confira a lista completa dos poetas e prosadores brasileiros convidados para o festival.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.