Galera, Machado Magazine e o mapeamento da literatura brasileira no exterior, no Encontro Conexões
em 19/11/2015

Um debate com o escritor Daniel Galera abre o segundo e último dia  do 8ª Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural – O olhar do outro: a recepção da literatura brasileira, na sede do instituto em São Paulo, nesta sexta, 20 de novembro, a partir das 15h.


Assim como nas mesas do dia anterior, será um encontro do autor com pesquisadores e tradutores de sua obra: o brasileiro radicado nos EUA José Luiz Passos e a australiana radicada no Brasil Alison Entrekin. A mediação é do  professor de literatura comparada da Uerj João Cezar de Castro Rocha que, junto com o antropólogo e jornalista Felipe Lindoso são os curadores do encontro.


Galera é autor de Mãos de cavalo, Cordilheira, Barba ensopada de sangue e do álbum em quadrinhos Cachalote, com o desenhista Rafael Coutinho, entre outros livros, tendo sido publicado também em países como Inglaterra e Estados Unidos. Entrekin é justamente uma de suas tradutoras para o inglês, trabalho que realizou ainda para obras como Cidade de Deus (de Paulo Lins) e Budapeste (Chico Buarque) entre outras. E tem também um projeto para realizar uma nova versão para inglês de Grande Sertão: Veredas (Guimarães Rosa), como noticiado anteriormente aqui no blog. Passos é professor titular de literatura brasileira na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), onde também foi o diretor inaugural do Centro de Estudos Brasileiros. É autor de Romance com Pessoas: a Imaginação em Machado de Assis e O Sonâmbulo Amador, vencedor do Grande Prêmio Portugal Telecom de Literatura nas categorias Melhor Romance e Melhor Livro do Ano.

 



 

A mesa que encerra o encontro, às 17h15, reúne os consultores do Conexões João Cezar de Castro Rocha e Felipe Lindoso e o jornalista Claudiney Ferreira, gerente de Audiovisual e Literatura do Itaú Cultural, núcleo responsável pela ação. Os participantes falam sobre o mapeamento inédito da presença da literatura brasileira no mundo, realizado desde 2007 e que, este ano, chegou a 341 pesquisadores e/ou tradutores e 163 instituições mapeados.


Outra pauta da conversa será o lançamento da 7ª edição da Machado de Assis Magazine, um projeto da Fundação Biblioteca Nacional em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e o Itaú Cultural. A revista visa a difusão da produção nacional de literatura, crítica literária, livros-reportagem e ensaios, disponibilizando textos de autores brasileiros em versões para inglês e espanhol. A nova edição se refere a textos selecionados a partir de inscrições finalizadas em agosto de 2015 (como visto em post anterior).

 

A publicação ficará disponível gratuitamente online, no site www.machadodeassismagazine.bn.br .

 

Serviço:

 

O Olhar do Outro: a Recepção da Literatura Brasileira

8º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural

Local: Itaú Cultural – av. Paulista, nº 149 – Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares

 

sexta 20 de novembro de 2015

mesas às 15h e às 17h15

Gratuito – ingressos distribuídos, para as duas mesas do dia, a partir das 14h30

 


Saiba mais sobre o  8º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural – O olhar do outro: a recepção da literatura brasileira


Confira todas as edições do encontro


Saiba mais sobre o mapeamento Conexões Itaú Cultural


Visite o site oficial da Machado de Assis Magazine

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.