Graphic novel sobre a luta dos negros no Brasil colonial indicada ao Eisner Awards
em 10/05/2018

Cumbe, livro do brasileiro Marcelo D’Salete, está entre os indicados à edição 2018 do maior prêmio norte-americano de histórias em quadrinhos, o Eisner Awards. A graphic novel apresenta quatro histórias protagonizadas por escravos, mostrando a resistência contra a violência das senzalas na época da colônia.

 

Lançado originalmente no Brasil pela editora Venetta, chegou aos Estados Unidos em 2017 como Run for It: Stories of Slaves Who Fought for Their Freedom pela editora Fantagraphics, com tradução de Andrea Rosenberg. Também já foi publicada em Portugal e na França.

 

 

O livro concorre na categoria Best U.S. Edition of International Material, competindo com: Audubon – on the Wings of the World, de Fabien Grolleau e Jerémie Royer, tradução de Etienne Gilfillan (Nobrow);  Flight of the Raven, de Jean-Pierre Gibrat, tradução de Diana Schutz e Brandon Kander (EuroComics/IDW), FUN, de Paolo Bacilieri, tradução de Jamie Richards (SelfMadeHero); Ghost of Gaudi, de El Torres e Jesús Alonso Iglesias, tradução de Esther Villardón Grande (Lion Forge/Magnetic); e The Ladies-in-Waiting, de Santiago García e Javier Olivares, tradução de Erica Mena (Fantagraphics).  O resultado será divulgado durante o San Diego Comic-Con, em julho.

 

No vídeo a seguir, para a série Caminhos da HQ, do Itaú Cultural, o autor conta um pouco de sua trajetória e fala de alguns de seus trabalhos, como Cumbe.

 

 

Confira a lista de indicados para o Eisner Awards 2018.

 

Leia sobre a premiação dos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá no Eisner Awards 2016, com a adaptação do livro Dois Irmãos, de Milton Hatoum.

 

Assista a outros vídeos com autores brasileiros de quadrinhos.

 

Leia ainda a reportagem sobre as autoras expositoras da Banca de Quadrinistas 2017, do Itaú Cultural.

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.