Literatura e quadrinhos brasileiros na Feira do Livro de Gotemburgo
em 29/09/2017

A embaixada do Brasil em Estocolmo, na Suécia, divulga a presença de três autores brasileiros na Feira do Livro de Gotemburgo em 2017: a quadrinista e ilustradora Mariana Cagnin e os escritores João Paulo Cuenca e Cristino Wapichana (que também é músico). Os eventos acontecem no sábado 30 de setembro.


Os três brasileiros estarão juntos num bate-papo informal às 13h15, uma conversa sobre o processo criativo com o tradutor Luciano Dutra (em português, com tradução para o sueco). Além disso, participarão separadamente de atividades ao longo do dia.



O escritor, músico, compositor e contador de histórias indígena Cristino Wapichana terá sua primeira atividade às 11h30. Ao lado da escritora sueca Ann-Helén Laestadius, ele fala sobre literatura infantojuvenil e a importância de transmitir sua cultura para as novas gerações de leitores. Às 14h, Cristino estará no lançamento de Boca da Noite, seu primeiro livro traduzido para o sueco (que recebeu o título local de Nattens mun – Berätelse från Amazonas), num bate-papo com a tradutora Helena Vermcrantz, seguido de autógrafos.


Às 15h, o romancista, contista, cronista e roteirista João Paulo Cuenca, um dos 20 jovens autores brasileiros selecionados pela revista Granta, participa de um seminário com a crítica literária Birgitta Wallin, com mediação da editora Birgitta Wallin.

 

Em seguida, às 16h, a quadrinista Mariana Cagnin conversa sobre seu trabalho com a colega sueca Natália Batista, além de dar dicas sobre ilustração e criação de personagens. Mariana é autora do livro em quadrinhos Black Silence – publicação independente pela qual foi premiada com o Troféu Angelo Agostini 2017 de Melhor Desenhista – e esteve recentemente no Itaú Cultural, em debate da série Caminhos da HQ.

 

Wapichana e Cagnin na Feira do Livro de Gotemburgo (foto Unidos no Mundo da Literatura Brasil & Suécia)

 

Confira a seguir alguns links referentes aos autores: 



Cristino Wapichana conta o mito de origem do povo Wapichana
João Paulo Cuenca: verbete/vídeo
Mariana Cagnin: site

 

Leia também sobre evento que reúne  escritores, cineastas, lideranças indígenas e pesquisadores brasileiros no Itaú Cultural: Mekukradjá – Círculo de Saberes: Língua, Terra e Território

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.