Ruffato, Rosa e a história recente do Brasil em debates internacionais no Encontro Conexões
em 31/10/2016

Dias 9, 10 e 11 de novembro acontece acontece a 9ª edição do Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural. Serão três debates, com os temas: os projetos de tradução do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa; os estudos e traduções da obra de Luiz Ruffato; e o impacto da história recente do Brasil nas discussões nas salas de aula de cultura e literatura brasileiras em universidades estrangeiras. O encontro acontece na sede do instituto, na cidade de São Paulo, acessível em Libras e com entrada gratuita.


O Conexões Itaú Cultural – Mapeamento Internacional da Literatura Brasileira, é um programa de literatura original e inédito do Itaú Cultural que completa nove anos de atividades em 2016. Neste período foram realizados eventos no Brasil, além de encontros nos Estados Unidos, Espanha, Itália, França e Alemanha.


O mapeamento apresenta um banco de dados online com cerca de 350 mapeados, que trabalham com literatura brasileira em 34 países e 164 instituições de pesquisa ou ensino. Como memória audiovisual da presença da literatura brasileira no exterior, o programa produziu até hoje cerca de 170 vídeos com depoimentos de tradutores, pesquisadores, agentes literários, escritores e editores, configurando um importante e original material de pesquisa sobre o tema. Conexões Itaú Cultural também lançou A Primeira Aula, livro de ensaios que parte de uma pergunta básica aos profissionais que difundem a literatura brasileira no exterior: O que um professor – brasileiro ou não – pensa e faz quando se vê pela primeira vez à frente de um grupo de estudantes “estrangeiros” para falar de literatura brasileira? A Primeira Aula tem versão digital em português, inglês e espanhol.
Em 2017, o Conexões Itaú Cultural completa dez anos e, no início do ano, vai apresentar aos pesquisadores brasileiros e estrangeiros, escritores, jornalistas, tradutores e interessados em geral um novo banco de dados, com mais indicadores e informações.


Programação:


9 de novembro (quarta)
Sala Vermelha
16h
Mesa 1 | A Tradução de Grande Serão: Veredas
O tradutor pode ser considerado um leitor muito privilegiado. Cada tradução é uma nova leitura, que enriquece e lança luzes sobre a obra traduzida. Em alguns casos, a complexidade de um livro impõe uma reflexão sobre a própria tradução. É o caso de Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa.
Com Alison Entrekin, Berthold Zilly e Sandra Vasconcellos.
Mediação: Felipe Lindoso


10 de novembro (quinta)
Mesa 2 | A literatura de Luiz Ruffato no exterior
Sala Vermelha
16h
Luiz Ruffato é um dos escritores brasileiros com mais espaço no cenário internacional. Traduções de seus livros em vários países e sua agenda em feiras e universidades atestam a sua contribuição para a circulação da literatura brasileira fora do país. Mas como se dá a leitura e o ensino de sua obra no exterior?
Com Luiz Ruffato, Michael Kegler e Nelson Vieira
Mediação: Rita Palmeira


11 de novembro (sexta)
Mesa 3 | O impacto da história recentíssima do Brasil nas aulas de cultura e literatura brasileiras
Sala Vermelha
16h
As manifestações de junho de 2013 em todo o Brasil representaram um autêntico divisor de águas, muito embora as interpretações sobre seu significado sejam divergentes. Desde então, o político, em sua acepção ampla, ganhou uma nova dimensão não apenas no cotidiano brasileiro, mas também nas artes e na literatura. Qual o impacto desse presente imediato nas salas de aulas no exterior?
Com Lucia Tennina e Nelson Vieira
Mediação: João Cezar de Castro Rocha



9º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural
quarta 9 a sexta 11 de novembro de 2016
às 16h
[duração aproximada de cada debate: 90 minutos]
Sala Vermelha (piso 3) – 70 lugares
Entrada gratuita


distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa
[livre para todos os públicos]


Links:

Vídeos da playlist Conexões Itaú Cultural

A Primeira Aula
Registro do debate sobre A Primeira Aula, realizado no Encontro Conexões 2012

Link para o banco de dados do mapeamento, no blog do Conexões Itaú Cultural

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.