Obra de Marcelino Freire em evento de combate ao racismo na França
em 15/03/2016

O evento “Poétiques de Résistance” acontece na próxima segunda, 21 de março, em Paris, uma noite dedicada ao Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial (declarado pela ONU em 1966), data que marca também o Dia Mundial da Poesia. É organizado pelo Institut du Tout-Monde e pela rede Sortir du Colonialisme, da Maison de la Poésie.

 

Na agenda, leituras de textos de autores de diversas partes do mundo que abordam o proconceito racial, além de apresentações musicais relacionadas ao tema. Entre as obras, textos do escritor brasileiro Marcelino Freire, recitados em português e francês por Chuca Toledo. O autor tem trabalhos publicados na França pela editora Anacaona: o romance Nossos Ossos (em francês, Nos Os) e contos nas coletâneas Je Suis Favela e Je Suis Toujours Favela. O evento também inclui representações artísticas de países como Tibete, Síria e Caribe, entre outros.

 

A organização do evento destaca que a luta contra o racismo se expressa hoje por meio da defesa dos refugiados e migrantes expulsos por ditaduras, a pobreza ou as alterações climáticas. Na França, o debate sobre a privação da nacionalidade chega a uma divisão de pensamento que remete ao antigo colonialismo.

 

Outras informações e a programação completa do evento podem ser lidas no site do Institut du Tout-Monde: link.


Nesta semana, o escritor está na programação oficial do Rota das Letras, em Macau, na China, evento que conta também com os autores brasileiros Carol Rodrigues, Felipe Franco Munhoz e Luiz Ruffato, além do crítico Paulo Franchetti, até 19 de março.

 

No vídeo abaixo, uma apresentação de Marcelino Freire na série AuTORES EM CENA, em 2006, com participação da cantora Fabiana Cozza. Nesta série do Itaú Cultural, sob curadoria do próprio escritor, autores vão ao palco para encenar suas obras, sob comando de diretores profissionais de teatro.





Outros links sobre Marcelino Freire: vídeo / enciclopédia.

Sobre Paula Anacaona, editora do escritor na França: link.

Outros vídeos da série AuTORES EM CENA: link.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.