Oceanos Premia Literatura em Língua Portuguesa
em 09/06/2015

O agora nomeado Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa vai selecionar quatro livros de criação literária – de autores que escrevem em português – entre os publicados no Brasil em 2014. As inscrições serão aceitas pelo hotsite www.itaucultural.org.br/oceanos2015/ entre 10 de junho e 10 de julho de 2015.


A premiação que, nesta edição, passa a ser correalizada pela curadora-gestora Selma Caetano e pelo Itaú Cultural, conta com um novo conselho, formado por estudiosos da literatura: Antonio Carlos Secchin, Beatriz Resende, Benjamim Abdala Jr., Flora Sussekind, José Castello, Leyla Perrone-Moisés, Lourival Holanda e Manuel da Costa Pinto. A curadoria passa a ser formada por Selma Caetano, Noemi Jaffe e Rodrigo Lacerda.


“Nos interessamos em formar parceria com Selma Caetano pelo caráter do prêmio de estabelecer um diálogo com a literatura e a língua portuguesa sem fronteiras”, conta Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Este prêmio tem uma história de 13 anos durante os quais conquistou credibilidade, e possui um legado construído ao longo deste tempo que não se pode perder. Queremos ajudar a garantir perenidade a este patrimônio.”


O instituto passa a fazer parte do processo e foca nos conceitos de rede e colaboração, trabalhados em seus programas como Rumos e Conexões – mapeamento da literatura brasileira no exterior e Rumos, entre outras ações. Em meio às novidades pensadas pelo conselho, curadoria e instituto para esta edição está, por exemplo, a opção da inscrição ao prêmio não ser mais dividida em categorias: valorizando o impacto da criação como um todo, embora se valorize cada gênero em suas singularidades. A soma dos quatro prêmios agora subiu de R$ 200 mil para R$ 230 mil.
Os detalhes sobre o processo e regulamento já podem ser lidos no site da premiação.

 

 

Selma Caetano e Eduardo Saron na coletiva do anúncio da premiação (foto: Ivson Miranda)


Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.