Prêmio Oceanos anuncia vencedores em Portugal
em 03/12/2018

Pela primeira vez, os vencedores do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa – realizado em parceria com o Itaú Cultural – serão anunciados fora do Brasil: os livros premiados da edição 2018 serão conhecidos numa cerimônia no Palácio da Ajuda, em Lisboa, Portugal, na próxima sexta, dia 7 de dezembro, às 15h (no horário de Brasília). O evento terá a participação de atores, que farão leituras das obras finalistas, e será transmitido ao vivo pelo site do Itaú Cultural, neste link.

 

Participam da cerimônia o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a ministra da Cultura de Portugal, Graça Fonseca, e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, além dos curadores do prêmio e dos jurados de Angola, Brasil e Portugal.

 

 

A decisão de realizar a votação dos finalistas e o anúncio do resultado na capital portuguesa se deu a convite do Ministério da Cultura de Portugal. Reforça a proposta do Oceanos e do Itaú Cultural de promover o intercâmbio da literatura em língua portuguesa, aumentar a abrangência cultural e a repercussão do prêmio no mundo.

 

Na edição deste ano, 1.364 obras tiveram inscrição validada pela curadoria. Após o processo de seleção ao longo do ano, dez livros ainda concorrem aos prêmios: o vencedor receberá 100 mil reais; o segundo colocado, 60 mil reais; o terceiro, 40 mil reais; e o quarto, 30 mil reais. Relembre a lista dos livros finalistas do Oceanos 2018.

 

O Oceanos tem patrocínio do Banco Itaú, da CPFL Energia, do Instituto CPFL e do governo de Portugal, por meio do Fundo de Fomento Cultural Português.

 

A transmissão estará disponível em 7 de dezembro, a partir das 15h (horário de Brasília), 17h (horário de Lisboa), no site do Itaú Cultural.

 

Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa
Cerimônia de Anúncio dos Vencedores
sexta 7 de dezembro de 2018
às 15h (horário de Brasília), 17h (horário de Lisboa)
transmissão ao vivo do Palácio da Ajuda | Lisboa | Portugal
[duração aproximada: 120 minutos]

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.