Publicado Edital de Bolsas de Tradução da BN – Novidades Importantes
em 08/07/2011

A Fundação Biblioteca Nacional divulgou hoje a íntegra do Edital do Programa de Apoio à Tradução e Publicação de Autores Brasileiros no Exterior. Conforme foi anunciado pela Ministra da Cultura, Anna de Holanda e pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim, o valor já liberado para o período 2011/2012 é de R$ 2.700.000,00, que devem beneficiar livros com data de publicação até agosto de 2013, a tempo de participar na Feira do Livro de Frankfurt daquele ano, quando o Brasil será, pela segunda vez, o “País Tema” do evento.

Além do valor substancialmente maior alocado ao programa, o Edital trouxe também algumas novidades importantes:

– O Edital estabelece a validade do programa até o ano de 2020, com definição bienal de valores. Os valores deste ano foram provenientes de recursos do Fundo Nacional de Cultura;

– Além da tradução e publicação de livros inéditos no idioma alvo da tradução, estão abertas também inscrições para a reedição de obras anteriormente publicadas e esgotadas e fora do mercado há mais de três anos;

– Uma novidade importante é a exigência de um projeto de divulgação e venda do livro publicado. Essa exigência obriga cada editora proponente a pelo menos delinear suas estratégias de divulgação e marketing do livro traduzido, que pode incluir viagem do autor para o lançamento e quaisquer outras ações promocionais. A editora tem que se comprometer a enviar relatórios semestrais sobre o desempenho desse plano até dois anos depois da publicação, para avaliação do programa por parte da BN.

– Outra inovação do Edital é a avaliação continuada dos projetos apresentados. Não será mais feita apenas uma avaliação dos projetos, que antes tinham período restrito de apresentação e uma única data de avaliação e divulgação dos resultados. O Edital permite a apresentação de novos projetos a qualquer momento, e a cada trimestre os que forem apresentados serão objeto de decisão sobre a concessão da bolsa.

Veja aqui a íntegra do Edital.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.