Quadrinhos Brasileiros Recebem Novos Alunos na Universidade do Tennessee
em 10/04/2014

Pela primeira vez a Universidade do Tennessee (EUA) escolheu uma história em quadrinhos para o Life of the Mind, programa que busca ajudar novos alunos na preparação para a vida universitária. O livro escolhido foi Daytripper, escrito e desenhado pelos irmãos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá.

 Cerca de 4.500 novos estudantes receberão a HQ antes das aulas começarem, para ler, produzir um pequeno ensaio e participar de debates sobre a obra e seus temas nas primeiras semanas na universidade.

 Jason Mastrogiovanni, diretor do First-Year Studies da universidade, destaca que os leitores são levados a conhecer paisagens brasileiras, mas a obra trata de momentos centrais para a experiência humana, independente da nacionalidade. “Primeiro beijo, primeiro amor, primeiro desgosto, primeiro emprego, primeiro filho, estes são os momentos em que a vida se transforma”, completa.

Vale dizer que apesar dos  autores serem brasileiros, Daytripper foi originalmente concebida como uma minissérie mensal para o mercado norte-americano de quadrinhos  e publicada em inglês na linha Vertigo, selo mais  adulto da DC Comics (editora de Batman e Superman). Daytripper venceu o Eisner Awards, principal prêmio norte-americano para HQs, categoria Série Limitada. A versão encadernada posteriormente foi traduzida e publicada no Brasil pela Panini.

 Fábio Moon e Gabriel Bá estiveram na comitiva que representou o Brasil na Feira Internacional do Livro de Frankfurt no ano passado. Ambos estão entre os autores nacionais citados pelos pesquisadores e professores de literatura brasileira no exterior mapeados pelo Conexões (veja aqui no blog, na seção Banco de Dados, questão 16 – Escritores que leu, estudou e/ou traduziu).

Saiba mais sobre eles na entrevista para o programa Jogo de Ideias, em 2012 no Itaú Cultural:

 

Para ler mais sobre Daytripper, visite o hotsite nacional da publicação.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.