Quadrinhos de Bá e Moon levam romance de Hatoum à França e aos EUA
em 12/02/2015


Dois Irmãos, romance de Milton Hatoum, está prestes a ganhar adaptação para os quadrinhos, realizada pelos gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon. E, mesmo com autores nacionais e ainda aguardando a publicação no Brasil, já tem carreira internacional prevista. A versão brasileira sai em março pela Companhia das Letras e, no mesmo mês, na França (Deux Frères, pela Urban Comics). Em outubro, será a vez dos Estados Unidos (Two Brothers, via Dark Horse).


Vale lembrar que Fábio Moon e Milton Hatoum estão entre os autores convidados pelo Ministério da Cultura brasileiro a representar o país no Salão do Livro de Paris deste ano, que homenageia o Brasil e acontece de 20 a 23 de março. O romance Dois Irmãos já tem edições diversas pelo mundo: grega, árabe, alemã, francesa, britânica, norte-americana e portuguesa.


A ideia da adaptação surgiu de conversas entre os quadrinistas, a editora nacional e o próprio Hatoum, em 2009. Já as versões internacionais se devem ao trabalho que a dupla de artistas vem desenvolvendo nos últimos anos no cenário mundial. Questionados sobre novos trabalhos em andamento pelos editores lá fora, especialmente após o sucesso da série Daytripper (publicada originalmente os EUA pela DC Comics), os quadrinistas se valeram de participações em eventos em Angoulême (França), Portland (EUA) e Frankfurt (Alemanha), em 2013, para apresentar trechos em desenvolvimento da nova obra.


“Nós tivemos ofertas de outras editoras, tanto na França quanto nos EUA”, contou Gabriel Bá ao blog Conexões Itaú Cultural, “mas escolhemos deixar o livro junto dos outros trabalhos, com editores que já conhecem nossa carreira e que sabem trabalhar isso em cada mercado”. O quadrinista explicou ainda que, embora os acertos do exterior tenham sido feitos diretamente pelos artistas, a editora brasileira os ajudou bastante ao viabilizar as amostras levadas para os Estados Unidos, França e Alemanha.


Os leitores da HQ em inglês terão contato com uma versão de texto produzida pelo próprio Gabriel. Curiosamente, a premiada Daytripper (publicada primeiramente em inglês) acabou editada no Brasil com texto traduzido para português por outro profissional, pois os autores não tiveram tempo disponível para realizar este trabalho na época.


Um preview de 10 páginas da versão norte-americana foi disponibilizado no site Publishers Weekly. Um pouco do processo de produção da HQ Dois Irmãos e sua história internacional vem sendo mostrado por Bá em postagens nos blogs da Companhia das Letras  e no dos próprios artistas.



Leia mais sobre Milton Hatoum na Enciclopédia Itaú Cultural e ouça Escritor-Leitor – A Criação do Personagem, programa de web-rádio , no qual o autor revela quais personagens da literatura mais o impactaram e como é o processo de criação dos seus.


Veja ainda a lista completa de autores que representarão o Brasil no Salão do Livro de Paris 2015.

 

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.