Seminário sobre literatura brasileira visa formação de pesquisadores estrangeiros
em 03/06/2010

Entre 5 e 28 de julho a cidade de São Paulo recebe David William Foster, professor da Arizona State University, para um seminário sobre literatura brasileira. O curso propõe um debate sobre a cultura do Brasil através da leitura detalhada de cinco obras de ficção: Dom Casmurro (Machado de Assis), Parque Industrial (Patrícia Galvão), Laços de Família (Clarice Lispector), O vampiro de Curitiba (Dalton Trevisan) e A guerra do Bom Fim (Moacyr Scliar). Para o professor Foster, são obras a partir das quais é possível debater a experiência urbana de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre.

O seminário, que acontece no hotel Massis Five Star, é fechado ao público, e se destina a professores de Estudos Latino-Americanos familiarizados com a cultura brasileira. A proposta é aprofundar o conhecimento da cultura brasileira através dos textos. Segundo o professor, a língua portuguesa ainda tem situação crítica nos EUA, e o seminário contribui para diminuir a falta de treinamento dos acadêmicos neste campo.

David William Foster é um importante divulgador da literatura brasileira nos Estados Unidos. Tem no prelo um livro sobre São Paulo, Perspectives on the City and Cultural Production, que será publicado pela University Press of Florida, e a tradução de A guerra do Bom Fim, de Moacyr Scliar, pela Texas Tech University Press.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.