Portugal Telecom 2013 vai para José Luiz Passos
em 05/12/2013

O 13ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa anunciou ontem, em cerimônia realizada no auditório Ibirapuera, o seu vencedor: José Luiz Passos, escritor pernambucano, professor do departamento de espanhol e português da Universidade da Califórnia, nos EUA, e mapeado do Conexões Itaú Cultural. Ele venceu na categoria romance com O Sonâmbulo Amador e ainda ganhou o Grande Prêmio, conferido à melhor obra nas três categorias concorrentes: romance, poesia, conto e crônica. O Sonâmbulo Amador (ed. Alfaguara), seu segundo romance, apresenta um funcionário da indústria têxtil pernambucana internado numa clínica psiquiátrica, cujos sonhos se misturam com acontecimentos políticos do fim da década de 1960.

Confira seu depoimento para o Conexões Itaú Cultural:

 

 

 

Entre as 12 obras finalistas estavam O Filho de Mil Homens, de Valter Hugo Mãe (Cosac Naify), que foi o grande vencedor da edição deste prêmio no ano passado, ao lado dos escritores brasileiros Daniel Galera com Barba Ensopada de Sangue (ed. Companhia das Letras, e que em Portugal a editora Quetzal irá publicar em Janeiro) e Miguel Sanches Neto com A Máquina de Madeira (ed. Companhia das Letras).

Cíntia Moscovich foi a vencedora da categoria contos, com seu livro Essa Coisa Brilhante que É a Chuva (Record) e  Eucanaã Ferraz recebeu o prêmio na categoria de poesia com o seu sexto livro, Sentimental (Companhia das Letras) que reúne 57 poemas.

Confira o depoimento de Cínthia Moscovich  para o Encontros de Interrogação 2006:

 

 

 

E a entrevista com Eucanãa Ferraz, gravada durante o Jogo de Ideias 2007, acompanhada por trechos do espetáculo “Poema Falado”, ocorrido no Itaú Cultural.

 

 

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.