Tradução e Pesquisa são foco de editais da Biblioteca Nacional
em 23/08/2016

A Fundação Biblioteca Nacional tem três editais abertos que apoiam tradução e pesquisa e encerram inscrições em setembro. São eles:


O Programa de Residência de Tradutores Estrangeiros no Brasil visa difundir a cultura e a literatura brasileiras no exterior, por meio da concessão de bolsas a tradutores estrangeiros, um apoio ao custeio de períodos de residência no Brasil. As bolsas destinam-se a tradutores profissionais estrangeiros que estejam traduzindo do português para qualquer outro idioma uma obra literária brasileira, publicada previamente no Brasil, e que já possuam um contrato editorial para a tradução. Inscrições até 2/09/16 e mais informações neste link.


A edição 2016 do Programa de Intercâmbio de Autores Brasileiros no Exterior (Exchange program for brazilian authors abroad) concede recursos financeiros a editoras e instituições culturais estrangeiras para ajudar a custear as despesas de transporte internacional de autores brasileiros. A ação busca incentivar a participação de autores nacionais em eventos literários no exterior, apresentando suas obras e, alavancando a divulgação de sua obra. Inscrições até 5/09/16 e outras informações neste link.


Já o Programa de Apoio à Pesquisa na Biblioteca Nacional 2016 prevê a seleção de pesquisadores para concessão de bolsas, visando incentivar a produção de trabalhos originais, desenvolvidos a partir de pesquisas no acervo da FBN. Pelos termos do programa, a Fundação poderá conceder bolsas de pesquisa nas categorias: juniores, doutorandos e doutores, com desembolso mensal, por um período de 1 (um) ano para pesquisadores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros com residência e visto permanentes no Brasil, e de 6 (seis) meses para pesquisadores estrangeiros, todas as bolsas sem direito a renovação. O edital teve inscrições prorrogadas até 2/09/16 e outras informações podem ser acessadas neste link.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.