UFRJ inaugura Brasiliana Eletrônica
em 04/10/2010

A Universidade Federal do Rio de Janeiro é a mais recente instituição brasileira a disponibilizar ao internauta um vasto acervo em formato digital. A Brasiliana Eletrônica da UFRJ disponibiliza online a íntegra da coleção Brasiliana da Companhia Editora Nacional, e pode ser acessada no link acima.

Lançada logo após a Revolução de 1930, a coleção possui 415 obras, publicadas originalmente entre os anos de 1931 e 1993. Os livros passeiam por temas da História à Antropologia, da Ciência Política à Geografia, da Sociologia à Lingüística, da Economia às Ciências Naturais. A autoria dos livros vai de autores nacionais a estrangeiros que se debruçaram sobre o Brasil, incluindo relatos de viajantes europeus que percorreram o país no século XIX.

Entre os clássicos que constam na coleção estão Rui Barbosa, Câmara Cascudo, Visconde de Taunay e Gilberto Freyre (confira a lista completa das obras). Os textos são disponibilizados na íntegra, em fac-símiles da primeira edição, e também em versões atualizadas, próprias para citação em pesquisas e trabalhos escolares e acadêmicos.

Uma próxima etapa do projeto inclui a disponibilização de estudos críticos sobre as principais obras da coleção, bem como biografias intelectuais de seus autores.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.