Festival de Livro e Cinema de Viagem em Ilha Medieval
em 20/05/2014

O Festival Internacional de Literatura e Cinema “Étonnants Voyageurs” que ocorre na França de 7 a 9 de junho receberá vários escritores brasileiros.

Existindo desde 1990 em Saint-Malo, litoral noroeste francês – canal da Mancha, o festival prioriza reunir escritores da América Latina, da África e do Oriente. O nome do festival, que pode ser traduzido como “incríveis viajantes” reúne os filmes, livros e convidados pelo tema da viagem. Na lista brasileira estão Marcelino Freire, João Almino, Luiz Ruffato, Patrícia Mello, Ana Paula Maia, João Paulo Cuenca, entre outros. O romance de Marcelino Freire, por exemplo, conta a viagem de retorno de um homem de São Paulo ao sertão pernambucano, carregando em seu carro o corpo de um michê. O de João Almino, Cidade Livre, trata da construção de Brasília e com ela os milhares de nordestinos migrados para o centro do país.

A localização do festival, um importante porto no Canal da Mancha, já instaura a atmosfera do que será visto, lido e debatido. Conhecida com a Cidade dos Corsários, Saint Malo foi fundada na idade média, no século XII, e sendo uma localização estratégica entre países que disputavam o comércio do mundo, a cidade de castelos e vielas de pedras foi inteiramente murada.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.