Apresentação
em 11/12/2008

Conexões Itaú Cultural - Mapeamento Internacional da Literatura Brasileira


Criado em 2007, o Conexões Itaú Cultural contempla um mapeamento inédito da presença da literatura brasileira no mundo, seja na mídia, na pesquisa universitária ou no mercado editorial, além de realizar encontros de pesquisadores que trabalham com literatura brasileira no Brasil e no exterior e produzir textos reflexivos sobre as condições da literatura brasileira no exterior.


O projeto surgiu a partir da constatação de que, desde a Feira de Frankfurt, Alemanha, em 1994, e a Feira de Guadalajara, México, em 2001, há um aumento no interesse na literatura brasileira. Uma de suas metas é analisar a visão que o pesquisador estrangeiro tem da nossa literatura, das tendências de pesquisa e dos novos nomes brasileiros que começam a firmar seu espaço na literatura internacional. Desse trabalho, resultam produtos como documentários, textos analíticos e um inédito banco de dados, disponível online.


Os objetivos gerais do Conexões Itaú Cultural são mapear e identificar o perfil de institutos e centros de pesquisa estrangeiros de estudos de literatura e cultura brasileiras, seus pesquisadores, professores, estudantes, tradutores, editores, catalogação das obras publicadas no exterior que reflitam sobre algum aspecto da literatura brasileira, entre outros. A médio e a longo prazo, esse mapeamento vai gerar um conjunto de informações que trará uma percepção mais acurada da presença da literatura brasileira mundo afora. Além disso, o mapeamento deve colaborar para que escritores, gestores públicos, editores e produtores culturais identifiquem políticas culturais, tendências de interesse, canais de divulgação, etc., para o conhecimento, entendimento e fortalecimento da literatura e, por conseqüência, da cultura brasileira e do país.


O mapeamento vem gerando informações. Parte delas disponibilizadas online no Banco de Dados Online do programa.


Outra ação do Conexões Itaú Cultural é a criação de uma memória da presença da literatura brasileira no exterior e dos trabalhos dos pesquisadores, seja em texto ou em vídeo. Também estão sendo produzidos programas que são veiculados em uma rede de TVs parcerias do Itaú Cultural (Jogos de Idéias).


O Conexões Itaú Cultural tem, como consultores, o professor e ensaísta João Cezar de Castro Rocha e o jornalista e antropólogo Felipe Lindoso. Rita Palmeira, professora de literatura brasileira e editora, é a pesquisadora do mapeamento.


Os dados do mapeamento já geram algumas reflexões dos consultores do programa, a saber:


Estrutura Conceitual do Projeto Conexões


Os Novos Caminhos da Literatura Brasileiro no Exterior


INDEX TRANSLATIONUM – A Tradução no Mundo Segundo a UNESCO


O português “é um obstáculo” para a difusão da literatura brasileira no exterior?

 


Confira informações sobre os mapeados no banco de dados do Conexões Itaú Cultural.

  1. Prezados (as):

    em primeiro lugar, parabenizo sua excelente iniciativa e seu trabalho muito bem feito. Sou professor da UERJ e tenho um grupo de pesquisa acerca das relações entre ficção, história e literatura, com foco em autores contemporâneos, mais especificamente, no momento, com foco na ficção de Bernardo Carvalho. Gostaria de estreitar laços e divulgar o trabalho dos meus bolsistas e creio que este é um fórum adequado, de grande seriedade e pertinência. Gostaria de saber como divulgar o trabalho dos bolsistas, caso haja interesse nessa troca. Alguns deles, muito jovens, já vêm publicando sobre o assunto.
    Grato por sua atenção,

    Atenciosamente.

    Paulo César Oliveira
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    05.06.2012 | 16:34 Paulo Oliveira

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.