João Almino é diplomata de carreira e escritor. Ou um escritor que é diplomata, como o foram Guimarães Rosa e João Cabral de Mello Neto. Ou como seu colega Edgard Telles Ribeiro, também embaixador na ativa.
Além de sua atividade profissional como diplomata e escritor, João Almino foi também professor visitante em prestigiosas universidades americanas, como Stanford e Berkeley, e organizou antologias de poesia brasileira nos Estados Unidos.
Presente no I Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, João Almino discorre, em sua entrevista, sob vários aspectos da presença da literatura brasileira no exterior.
No primeiro segmento de sua entrevista João Almino recorda o momento, nas décadas de 60 e 70, onde houve um significativo número de autores brasileiros publicados nos Estados Unidos.
No segundo segmento da entrevista, o escritor e diplomata ressalta a importância de se fazer muito mais do que já é feito para apoiar a presença da nossa literatura no exterior.
O terceiro segmento da entrevista de João Almino mostra as semelhanças, diferenças e a intensidade das ações de Portugal e do Brasil na promoção das respectivas literaturas.
A publicação de uma antologia de poesia contemporânea brasileira nos Estados Unidos. O processo, as ajudas e as dificuldades.
O projeto Conexões Itaú Cultura e seu possível papel na divulgação da literatura brasileira no exterior é abordado no quinto e último segmento da entrevista de João Almino.
Deixe um comentário