Como incrementar a presença da Literatura Brasileira no Exterior?
em 10/01/2012

Professores, pesquisadores e tradutores de literatura brasileira em 27 países, dos EUA à França, passando pela Croácia, Rússia e Japão, responderam no questionário do Conexões Itaú Cultural à pergunta “Como incrementar a presença da Lit. Brasileira no Exterior?”. Até agora foram 241 entrevistados que sugeriram várias ações. As mais eficazes para difundir a literatura brasileira no exterior, segundo esses especialistas, são:

  1. Bolsas para tradução, com 106 votos.
  2. Cátedras em Universidades do exterior, com 58 votos.
  3. Programas de intercâmbio entre universidades do Brasil e do Exterior , com 58 votos.

Para conhecer a lista completa de sugestões e saber quem votou em qual ação, entre no Banco de Dados Online do Conexões Itaú Cultural e clique na Questão 6. Para saber quem votou em qual sugestão, é só clicar na lupa.

Importante: o mapeamento do Conexões Itaú Cultural tem 214 respondentes até dezembro de 2011  mas seu trabalho continua. O Conexões está em atividade desde 2008 e realiza, além do mapeamento, encontros internacionais, pesquisa de textos sobre a presença brasileira no exterior, participação em seminários e congressos internacionais, produção e organização de memória sobre a presença da literatura brasileira no exterior.

  1. Olá,

    gostaria de saber como posso colaborar com este levantamento de dados e pesquisa.

    Sou profissional do mercado editorial e fiz uma pesquisa de mestrado sobre a presença da literatura brasileira nos mercados de língua inglesa, em comparação com alguns países europeus.

    Aguardo contato!

    Obrigada,

    Ana Carolina Gasonato

    11.01.2012 | 13:04 Ana Carolina Gasonato

    1. Prezada Ana Carolina,
      A grande ajuda que pode nos dar é nos enviar o nome e e-mail de professores, pesquisadores e tradutores de literatura brasileira para que possamos enviar o questionário e cadastrá-los.

      18.01.2012 | 17:32 admin

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.