O Banco de Dados On-Line do Conexões Itaú Cultural guarda uma surpresa que permite a reavaliação do conceito de “brasilianista”. Até a primeira década do século XXI, tratava-se quase sempre de um estrangeiro, mas hoje uma mudança impactante se verifica: numa proporção crescente, o novo brasilianista também é… brasileiro!
Professor de literatura comparada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e consultor do Conexões Itaú Cultural desde o seu início, João Cezar de Castro Rocha produziu um artigo, por ocasião da celebração dos dez anos do programa, no qual analisa as consequências desse deslocamento para a história do conceito.
Leia o texto no site do Itaú Cultural.
João Cezar de Castro Rocha (foto Rubens Chiri)
O professor João Cezar de Castro Rocha é também pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e presidente da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic) no biênio 2016-2017. É autor de dez livros e organizador de mais de 20 títulos.
Mais artigos:
– As dificuldades para a internacionalização da literatura brasileira, por Felipe Lindoso
– Quem menciona quem? Uma pequena análise dos autores mais citados no banco de dados do Conexões, por Rita Palmeira
– Conexões Itaú Cultural – a primeira década, por Fernanda Guimarães
Confira também o evento internacional que celebrou os dez anos do mapeamento da literatura brasileira no exterior, o programa Conexões Itaú Cultural.
Deixe um comentário