Biografia lançada por Benjamin Moser em 2009 não cessa de repercutir internacionalmente.
A revista inglesa The Spectator publicou recentemente uma resenha do livro, destacando um profundo encantamento pelo (inédito ao resenhista) universo da escritora. O texto foca na perspectiva judaica de sua história: a hostilidade anti-semita que sua família sofreu na Ucrânia das primeiras décadas do século XX e a emigração para o Novo Mundo foram fatores decisivos na escrita de Clarice.
A resenha tardia tem um motivo: o crítico, que não conhecia a obra da biografada, questiona como essa grande escritora, que mesmo sendo constantemente traduzida e publicada entre os Modern Classics pela Penguin, parece ainda não ter um lugar entre os cânones da literatura mundial. A biografia tecida pelo escritor e tradutor texano seria, então, peça chave no cenário: Why This World: A Biography of Clarice Lispector é capaz de fascinar qualquer leitor por essa personalidade literária que é das mais estranhas do século XX, mesmo sem nunca ter ouvido o nome da escritora.
Confira entrevista com Benjamin Moser, realizada por Claudiney Ferreira no Jogo de Ideias na FLIP 2010, em que o autor desenvolve entre outras questões, acerca da mitologia existente em torno de sua biografada:
Deixe um comentário