Anna Klobucka é polonesa, mas atualmente trabalha como professora de literaturas portuguesa e africana de língua portuguesa na Universidade de Massachusetts Dartmouth – EUA. Doutora pela Universidade de Harvard (EUA, 1993), pesquisa a história da autoria feminina na poesia portuguesa. Atua inicialmente como vice-presidente (2003-2004) e depois presidente (2005-2006) da American Portuguese Studies Association. Klobucka é autora de artigos sobre Clarice Lispector e Gilberto Freyre, de The Portuguese Nun: Formation of a National Myth (2000), além de co-autora de Ponto de Encontro: Portuguese as a World Language (2007), e co-organizadora de Embodying Pessoa: Corporeality, Gender, Sexuality (2007).
A professora Klobucka esteve no I Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural, e a primeira parte de sua entrevista trata da presença da literatura brasileira na Polônia, sua terra natal.
Anna Klobucka ressalta, no segundo segmento da entrevista, da importância da Universidade para a divulgação, estudo e mesmo da tradução da literatura brasileira.
As dificuldades para o ensino do português e da literatura brasileira nos Estados Unidos, o tema do terceiro segmento.
A importância do Conexões e sua perspectiva de continuidade, no quarto e último segmento da entrevista de Anna Klobucka.
Deixe um comentário