Entrevista com Carlos Paulo Martinez Pereiro
em 31/05/2010

Pesquisador e professor da Universidade de La Coruña, Carlos Paulo Martinez Pereiro fala de sua rotina de trabalho e de como se dá a aproximação de seus alunos com os autores brasileiros. Martinez conta ainda que, para ele, o “deus” Machado de Assis e a “deusa” Clarice Lispector são os dois pilares que sustentam nossa literatura. Estes e outros temas você confere nos vídeos da entrevista realizada com o professor para o Conexões Itaú Cultural.

A facilidade de acesso à informação digitalizada e a maneira como ela interfere nas condições de trabalho do pesquisador de literatura são os assuntos deste vídeo. Além destes fatores, Martinez destaca a quantidade crescente de material crítico à disposição para consulta, inclusive sobre obras e escritores específicos.

O pesquisador fala da dinâmica de trabalho com os alunos e destaca o interesse, tanto da instituição universitária quanto dos estudantes, em pesquisar a literatura brasileira mais contemporânea, na expectativa de um “último grito” do que se pensa e se escreve no Brasil. Ainda assim, diz o professor, autores clássicos e referências históricas não estão fora da pauta de estudos.

Carlos Paulo Martinez fala de uma de suas grandes paixões na literatura brasileira, a obra de Clarice Lispector, e do impacto da leitura de A paixão segundo GH.

Neste vídeo, o pesquisador fala sobre o que acredita ser a atual imagem do Brasil no exterior. Segundo ele os estereótipos, preponderantes no passado, têm cedido lugar a uma visão do Brasil como um país rumo ao progresso na cultura, na economia e na política.

Deixe um comentário

*Campos obrigatórios. Seu e-mail nunca será publicado ou compartilhado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.