O pesquisador da Universidade de Salamanca inicia a entrevista que você assiste neste post se reportando às suas principais áreas de estudo e interesse, sobretudo a poesia brasileira contemporânea.
No primeiro vídeo da entrevista o professor fala ainda sobre sua experiência como professor-visitante na Universidade de Campinas, em 2006, e cita os autores que mais lhe chamam a atenção, a exemplo de Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, e os mais recentes Francisco Alvim e Carlito Azevedo.
Aqui o professor faz algumas considerações a respeito do contexto espanhol em que se desenvolvem as licenciaturas brasileiras e os currículos que incorporam o estudo de nossa literatura. Cita ainda o seu trabalho sobre documentarismo brasileiro.
Na terceira parte da entrevista, Pedro Serra fala sobre as maiores dificuldades para assegurar a docência e a pesquisa de literatura brasileira na Universidade de Salamanca, como as saídas profissionais dos colegas e a aquisição de livros.
Diz ainda a respeito dos novos desafios a serem confrontados, como o aumento da carga curricular das matérias brasileiras.
Deixe um comentário