Professor de literatura brasileira na Universidade do Chile, o alemão Horst Nischak iniciou sua caminhada acadêmica na América Latina em 1992. A experiência desta trajetória é compartilhada com o internauta nos vídeos da entrevista que se seguem.
No primeiro deles, o professor fala sobre seu trabalho como coordenador do Doutorado em Estudos Latino-Americanos da universidade.
Defendendo os estudos comparados como uma forma privilegiada para se pensar diferenças culturais, Horst Nischak conta quais os temas de maior interesse dos pesquisadores de literatura brasileira na universidade onde atua.
O acesso a bibliografia ainda é um problema para o pesquisador de literatura brasileira no exterior, revela o professor neste vídeo. Segundo Nischak, mesmo a internet não consegue resolver alguns lapsos de informação entre o Brasil e os demais países latino-americanos.
Horst Nischak fala de seu mais recente tema de pesquisa, o romance de formação brasileiro da segunda metade do século 20. Carlos Heitor Cony, Fernando Sabino, Silviano Santiago, Fernando Gabeira e, mais recentemente, Patrícia Mello, estão entre os autores analisados.
Deixe um comentário