A pesquisadora e mapeada do Conexões Márcia Rambourg envia mais notícias sobre os Séminaires Doctorants. Hoje, às 16h30, o pesquisador Luis Sobreira conduz o seminário “Les nouvelles approches de recherche en histoire littéraire et leur application à l’étude du Romantisme portugais” [“Novas abordagens de pesquisa em história literária e sua aplicação ao estudo do Romantismo português”, em tradução livre], no Instituto de Estudos Ibéricos da Sorbonne.
Apresentando uma “história crítica” da história literária tradicional — seu método, função e motivações –, o pesquisador investiga novas possibilidades de encarar a disciplina, pressuposto a partir do qual se dedica a uma releitura do Romantismo português.
Herdeira do nacionalismo cultural do século 19, a historiografia literária tradicional fez por muito tempo eco à concepção nacionalista e cronológica da literatura preconizada pelos fundadores do Romantismo português. Diante disso, algumas perguntas motivam a investigação: a história literária pode se renovar e evitar as armadilhas e impasses em que caiu no passado? Como os modelos sistêmicos da literatura podem ajudar a problematizar a imagem institucional de um dado período literário (neste caso, do Romantismo português) por meio da ênfase em seu caráter polifônico e dinâmico?
Os seminários têm o propósito de reunir com regularidade alunos de Doutorado, com vistas à troca de informações sobre o desenvolvimento de suas pesquisas e à análise mútua de trabalhos. Mais informações aqui.
Deixe um comentário